SHODO INCOMPATIBILIDADE NO MAC APÓS A ATUALIZAÇAO DO JAVA

SOLUÇÃO PROBLEMAS PJE E ASSINADOR SHÔDO NO MAC.

(CUIDADOS COM A ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA DO JAVA)

 

No mês de julho/2022 muitos colegas enfrentaram problemas para usar o certificado digital  no PJE da Justiça do Trabalho.  Ouvi vários relatos de erros nos computadores MAC,  sistema OS Big Sur entre outros, que atormentaram a vida dos advogados para utilizar a assinatura digital. Também fomos comtemplados com o problema e gostaria de compartilhar a solução com os colegas.

O problema emergiu da última atualização do Java para versão 8 update 341, que inviabilizou o funcionamento da versão mais recente do Shodo 1.2.0 no MACBOOK (sistema operacional Big Sur).

O erro relatado foi:

Não houve comunicação com o aplicativo Shodo. Verifique os seguintes pontos:

-Certifique-se de que o aplicativo Shodo (versão 1.2.0 ou superior) esteja instalado em sua máquina;

-Certifique-se de que o aplicativo esteja em execução, observando se seu ícone aparece ao lado do relógio do Windows (bandeja do Windows);

-Em seu navegador, acesse o endereço https://localhost:9000 e aceite a restrição de certificado indicada. Esse passo é necessário para registrar o certificado do Shodo no navegador de forma a permitir que o PJe se comunique com esse aplicativo.

Para corrigir este erro no Mac, é simples e rápido: Primeiro certifique-se qual a versão do Java está usando em seu sistema, se for a ultima versão mencionada 8u341,  proceda a desinstalação pelo link:

https://www.java.com/pt-BR/download/uninstalltool.jsp

  • Depois  baixe a versão antiga do Java 8 update 131 Java SE Runtime Environment

pelo link:

https://www.oracle.com/br/java/technologies/javase/javase8-archive-downloads.html#license-lightbox (entre na pagina, procure pelo Java acima e baixe o arquivo para Mac Os extensão do arquivo .dmg

Ao final, não esqueça de desinstalar a atualizaçao automática no JAVA para não ser surpreendido novamente.

Converse com sua assistência técnica para se certificar da configuração sugerida.

Caso contrário procure o suporte do PJE TRT1 pelo email: pjeapoio@trt1.jus.br

Espero que esta dica possa ajudar.